quarta-feira, 1 de junho de 2011

Setembro de 2010 - Regresso à charneira

Por esta altura, já o guarda-lamas estava reparado e também ficou disponível quem iria ajudar e orientar a colocar a charneira - dobradiça para os amigos - do capôt, o meu pai. Apesar de parecer uma tarefa trivial e objectiva, a verdade é que exige vários cuidados, desde o definir com exactidão onde a peça vai assentar, passando pelo tirar medidas com muito cuidado à peça de forma a garantir que esta depois é cortada com a largura exacta do carro e com a altura de aba ideal - demasiado alta, como vem em nova, não dá para assentar bem, demasiado baixa pode inviabilizar a soldadura na carroceria.
Passando para os trabalhos, eis que se começou por tirar medidas e começar a cortar a peça à medida:





Visto que a peça é sensível a empenar com o calor, foram realizados vários furos nas superfícies onde vai assentar, de forma a poder realizar soldadura por pontos. Esta soldadura teve de ser feita de forma faseada, com periodos de arrefecimento entre soldaduras para não haver o tal empenar da peça. Isto de ser bate-chapas não é uma arte por acaso!





Depois de soldada, é altura de entrar na fase de rectificação e nivelar a superfície. Primeiro, lixar soldaduras para que estas fiquem niveladas e depois estanhar a parte superior da peça, por forma a dissimular a diferença de altura entre a face da peça e a carroceria:



 Depois de estanhar (foi aqui que eu percebi bem o porquê de já ninguém utilizar esta técnica: apesar de oferecer muito bons resultados, a verdade é que exige muito tempo e paciência a condizer), é altura de lixar o estanho para depois ser rectificado com massa de poliester.





Já com aspecto quase final...


Mais uma camada de massa poliester, agora mais fina, e mais uma lixadela com lixa 200.


Como as irregularidades não ficam eliminadas à primeira, mais uma camada e mais lixa, agora de grão mais fino.


Finalmente, já a superfície bem lisa e com primário aplicado. O guarda-chuva já pode voltar a ter capôt encaixado em condições!

Nenhum comentário:

Postar um comentário