quinta-feira, 21 de abril de 2011

Março 2010 - Restauro: 2a parte

Depois de revelar todo o seu potencial e saúde (ou não fosse um 2cv!...), eis que a minha vontade de ver o GiJoe com um aspecto "como novo" surge mais reforçada. Apesar da saude na parte técnica e solidez de chapa, tanto chassis como carroçaria, a verdade é que várias pequenas e umas poucas grandes coisas precisam de ser feitas para que o Azulinho volte a ficar como desejavel. Após uma primeira convivência, acções a realizar:

-> Substituir dobradiça de capot: na primeira parte, havia sido feita uma tentativa de recuperar a existente, mas sem êxito. A substituição era inevitável, incluindo parte de chapa da carroceria onde esta assenta. Maldita osteoporose da chapa...
->Nivelar toda a carroceria nos pontos onde havia sido reparada anteriormente: muitas zonas estavam rugosas e feias de aparência, apesar de reparadas. Toca de fazer trabalho de bate-chapa.
-> Reparar portas da frente: na verdade, acabou por ser uma reparação da porta dianteira do lado direito (recuperável) e arranjar uma "nova" para o lado esquerdo.
->Reparar guarda-lamas dianteiro direito: apesar de não ser uma opção muito razoável, tendo em conta a relação trabalho-que-dá-recuperar vs. preço-de-um-novo, serviu como "escola" para praticar a arte de reparar peças em chapa. Estas "aulas" foram muito úteis na reparação da porta da frente.
->Reparação da porta traseira esquerda: apesar de recondicionada no passado, esta porta nunca foi de trato fácil... E uma das coisas que conclui foi que o não fechar bem dela devia-se à dobradiça que estava...mal posicionada e soldada. Resultado: descravar dobradiça e soldá-la 5 mm mais abaixo, por forma a voltar a fechar bem.
-> Reparar e lacar jantes e para-choques novos: estes últimos são novos mas vieram em cor cinza, como de fábrica. Como o desejo é de serem brancos, foram directamente para a lacagem. Quanto às jantes, duas das originais do carro (até à data andava com umas jantes emprestadas com pneus meus...) estavam ok para reparar e lacar de branco, tive de arranjar mais duas para ficar com quatro.
-> Estofar bancos e reparar forras interiores das portas: Os primeiros estavam com o tecido totalmente destruido do uso e sol, napas incluidas. As forras era ficarem com outro tecido do meu gosto e levarem paineis de platex novo, visto que o original estava todo deformado da humidade...
-> Pintura de coluna de direcção, canhão de ignição, manivela, calhas dos bancos, vareta do capot, etc.
-> Lavagem das forras interiores de feltro: Só duas peças estavam limpas, as restantes encontravam-se imundas...
-> Substituição de parte da janela da porta dianteira do lado direito: a que estava lá encontrava-se deformada e não permitia abri-la como deve ser.
-> Pintura total: pois está claro para repor o merecido brilho ao GiJoe.
-> Renovação de sistema de travagem: tudo o que era peças de desgaste dos travões atrás, pastilhas e discos à frente foi substituido. Na última inspecção tinham me chamado à atenção do desiquilibrio da travagem atrás.
-> Restauro do comando das luzes: apesar de funcionar bem, encontrava-se ferrugento e com os plásticos do corpo feios. Vira novo com alguma lixa fina e tintas!
-> Substituição de algumas borrachas de vidros envelhecidas

Uma lista ainda algo longa mas que estava longe de desmotivar, bem pelo contrário! Sem tempo a perder, toca a começar a desmanchar o guarda-chuva e tratar da dobradiça do capôt:


Rebarbadora em punho e com (muito) cuidado a cortar, foi retirada a dobradiça em fim de vida:


 Felizmente por baixo da dobradiça não havia mais do que...pó. Felizmente sem corrosão!


Sob o telheiro ficou a repousar.

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