terça-feira, 3 de maio de 2011

Agosto de 2010 - Introdução a bate-chapas

Enquanto os bancos estavam a ser estofados, outras acções de beleza estavam a ser feitas sobre peças do guarda-chuva-azul, nomeadamente, a lacagem dos pára-choques (novos), escudetes, varão da capota, reparação e lacagem das jantes. Por esta altura, e depois de um árduo ano de trabalho (a vários níveis) e também de umas recuperadoras férias nos Açores, estava de volta para retomar os trabalhos no azulinho.
Dada a minha total falta de experiência na área de bate-chapas, não iria arriscar soldar a nova dobradiça do capôt, preferindo antes remeter tal acção para mão experientes. Assim, esta parte ficou em "stand-by"...
Entretanto, e como não gosto de sentir lacunas de conhecimento, decidi começar a aprender por mim, esta mesma arte. Para isso, nada como pegar numas chapas velhas, mais concretamente nos antigos para-choques do guarda-chuva-azul, e treinar cordões e pontos de soldadura. Posso dizer que ao fim de uma hora de treino já se viam melhorias significativas na qualidade e aspecto das mesmas!...
Motivado e feliz por já ter uma noção e sensibilidade para a soldadura, toca de pegar nos guarda-lamas dianteiros e repará-los, visto estes apresentarem várias fissuras.
















 Estando todas as soldaduras realizadas e faciadas, é tempo de passar para o nivelar de superfícies. Várias camadas, lixadelas e horas depois, o resultado ficou bastante razoável:




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário