terça-feira, 9 de novembro de 2010

Contra-relógio e sprint final!

Depois de reparado a nível de chapa, o restauro do 2CV passa para um novo estágio: pintura e montagem final. Por coincidência, o Encontro Mundial dos Amigos do 2CV na República Checa aproximava-se e a meta era (muito) ambiciosa: ter o Gi-Joe (devido à matrícula ser GJ) pronto para essa grande aventura! O tempo disponível ajudava: como os alunos do ensino secundário acabavam de entrar em férias escolares, eu como docente passava a ter mais tempo livre ;).
No entanto, tal meta impunha uma condição: o trabalho de recuperação teria de ser "parcial", isto é, algumas partes, que apresentavam uma condição razoável, seriam montadas tal como se encontravam no momento que foram desmontadas e a sua recuperação seria feita, mais tarde, numa segunda fase do restauro.
Mas o destino não deixou de pregar a sua "partida"...
Assim, começa a fase de pintura das partes de carroceria que haviam sido reparadas ou pediam um retoque pontual:


Da mesma forma, as portas traseiras e a tampa de ventilaçao dianteira (NA: a que estava montada encontrava-se cheia de buracos e num estado que nao justificava a recuperaçao, dai a compra de uma nova por pintar) levam primário e são pintadas:




Ao mesmo tempo, a carroceria, ja pintada, e montada no chassis, que entretanto foi pintado, protegido com anti-gravilha e cera, levou um tubo de travoes novo (o que vai para o eixo traseiro) e tiras de esponja no topo para assentar a carroceria. A obra vai ganhando forma...e a vontade de terminar a aumentar na mesma proporçao!


Entretanto, outras peças foram tratadas: escovas limpa para-brisas, hastes e suporte do respectivo motor, suporte do "cajado" (nome carinhoso dado ao comando da caixa de velocidades), suporte dos farois dianteiros, carenagem do motor, comando do travão de mão, suporte do painél de instrumentos, todos devidamente escovados, pintados e, quando necessario, lubrificados.


O final nem está está assim tão longe...tal como a luz ao fundo do tunel:

Nenhum comentário:

Postar um comentário