terça-feira, 2 de novembro de 2010

Julho 2009 - A corrosão contra-ataca...mas não fica sem resposta!

Para os mais distraídos (ou que não se recordam), no 2º ou 3º post, no decorrer da primeira observação ao "Azulinho", uma das coisas que estava em pior estado eram as portas traseiras, para além dos painéis junto aos pés dos passageiros dos lugares da frente.
Pois bem, o mal nas portas ia para além de umas aparentes "bolhas" como relatam as fotos em baixo. O "caruncho do metal" continuava a dar mostras da sua avassaladora acção...





A acção foi de tal forma que estas só tiveram um (triste) destino: sucata. Tal era o estado delas... Solução: duas portas recuperadas por um preço simpático :)! Já com alguma protecção para que não tenham o mesmo fatídico destino que as suas antecessoras...


Passando para o capôt, à primeira vista tudo bem, apenas alguma corrosão na extremidade inferior. Nada mais errado, conforme a escova palha de aço desbastava, uma grossa e abominável camada de betume, em conjunto com reforços metálicos de qualidade duvidosa revelavam o pior cenário!



Em suma: a extremidade inferior do capôt tinha sido "reconstruida" em massa de poliester, directamente sobre o metal, fazendo com que este último voltasse a sofrer a acção da mãe Natureza. Depois de todo a massa arrancada com muito esforço e horas de paciência, deu para concluir que o capôt, à data em que a massa havia sido aplicada, pura e simplesmente já não tinha a extremidade inferior; havia sido toda "comidinha" pelo "caruncho do metal". Mas felizmente nao passava dai, estando o resto da estrutura em bom estado. Menos mal...
Dado que o preço de uma peça nova estava a um nivel proibitivo (varias centenas de €€...), decidi recuperar este e, mais uma vez, recorrer aos valiosos prestimos de bate-chapa do meu irmao.
Primeiro passo: recortar toda a chapa velha, mantendo apenas a parte central, servindo de referência e estando (milagrosamente) em estado recuperável.


Segundo passo: tirar medidas, realizar um molde e passar a forma obtida para a chapa.



Terceiro passo: Dar a forma e soldar a peça no devido local, restituindo ao capôt um aspecto próximo da sua forma original.


 Apesar de não aparentar, a grelha estava também num estado lastimável, estando partida em vários pontos. Não foi retirada porque iria ter uma substituta em breve...

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